quarta-feira, 19 de agosto de 2009

prudência


A prudência é uma virtude prática. Não tem o significado de astúcia, mas sim de sentido para o que é certo no momento certo.
Prudência não pode ser adquirida através do conhecimento mas sim, desenvolvendo a própria intuição e sensibilidade para o momento.
Tomás de Aquino falava que "prudência" vem de "providência", pois para tomar decisões prudentes eu precisoo, pois, de um horizonte mais amplo, tenho que enxergar além do momento presente.
Preciso ter uma perspectiva, uma visão, para não me prender a decisões isoladas.
O prudente age com cuidado, ele vê as consequências de sua decisão.
Jesus, no Sermão da Montanha, fala do homem prudente que constrói sua casa sobre o rochedo e não sobre a areia (cf.Mt7,24-27). O prudente, portanto, percebe as ilusões sobre as quais muitas vezes, nós construimos a casa de nossa vida pessoal ou profissional.
Faz parte da prudência, a sabedoria, que é o resultado de muitas experiências, não é o saber muito, mas sim o ter uma visão profunda, que reconhece as conexões da vida...Ter "sapiência" que significa "sapere", "ter sabor", pois a pessoa prudente saboreia a si própria, por estar reconciliada consigo mesma. E assim, ela espalha ao seu redor um gosto bom e agradável.
Para termos sucesso, equilibrio, êxito na vida, precisamos conduzir a nós mesmos...pois só desmascarando as ilusões é que pisaremos em terreno firme...

bjs mágicos!!
God bless you!!
*Ariel/Elane

8 comentários:

Eu disse...

Que magnifico o seu texto...
Ler algo assim é ganhar o dia!
Fez um bem enorme para o meu coração!

Um beijo carinhoso

. fina flor . disse...

geralmente sou prudente, nem sempre quando o assunto é coração, rs*....

beijos, querida e obrigada pela doce visita

MM.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Querida Lane, a visão profunda da Vida, amplifica o Sentir e vice-versa. Assim, o "sabor" de tudo fica bem mais pronunciado e assim melhor vivenciado. Beijinhos. P.S. Este seu blog é muito singelo. Adorei!

mARa disse...

Faz sentindo.
Sábia reflexão!

Beijo Lilás!

Everson Russo disse...

Lindo demais, todo tipo de cautela é muito bom nessa, vida...beijos menina, e some nao...

Cadinho RoCo disse...

É sempre bom estarmos em sintonia com aquilo que nos acolhe pela copreensão e paciência, elementos que dar-nos-ão a semente da prudência.
Cadinho RoCo

Wilson Rezende disse...

Lane as vezes sofro por não ter um pouquinho de prudência, mas vai fazer o que né e a vida vai se levando e renovando ao nascer de um novo dia.

Mario Neves disse...

Oi amiga Elane! Hoje resolvi vir conhecer o seu outro blog. Diferente, mistico, mais lindo tanto quanto o outro. Voltarei aqui mais vezes com certeza. Parabéns por mais este sonho cristalizado. Saudações Poéticas - Mario Neves.